Oblivion

A coleção de fotografias antigas e cartões postais encontrados em antiquários na Alemanha é a base da Oblivion. Todas as imagens mostram a região dos Alpes e são pintadas com tinta preta, cobrindo toda a paisagem das montanhas e deixando em evidência apenas suas silhuetas e o céu.

As imagens encontradas (que formam uma biblioteca de memórias abandonadas) são apropriadas e alteradas: o gesto de “apagar” essa paisagem específica coloca em evidência memórias históricas relacionadas a esta região.

Reunidas, as aproximadamente 300 fotografias e cartões postais desenham a representação de uma paisagem dentro de outra paisagem.

O ato de cobrir essas imagens explicita, ainda, um pensamento relacionado ao tema do esquecimento na Alemanha – a memória enquanto uma obrigação social e moral.

 

OBLIVION
Pintura sobre cartões postais e fotografias antigas
2010 - em processo

 

Oblivion foi o ponto de partida de Alpenprojekt, uma série de obras relacionadas a esta paisagem específica (desenvolvida durante o período em que Marina Camargo viveu em Munique – Alemanha). Este é o trabalho que deu início ao Alpenprojekt, sendo parte da Trilogia das Montanhas.
A série de trabalhos Trilogia das Montanhas está relacionada à questão da memória e da história, sendo dividida em três partes: Alpenprojekt, baseada na paisagem alpina; Beckton Alps, relacionado à uma montanha artificial construída em Londres; e a terceira parte está relacionada às montanhas artificiais construídas na Alemanha com ruínas do período do pós-guerra. Cada parte da trilogia é composta de uma série de trabalhos. O projeto se desenvolveu a partir de paisagem onde a noção do Romantismo alemão é presente, se desenvolvendo em direção ao período da pós-industrialização na Inglaterra, e por fim estando relacionado com a reconstrução da natureza a partir de uma alteração na topografia da Alemanha no período do pós-guerra. Em Trilogia das Montanhas a oposição entre o natural e o artificial é central, afirmando uma situação antes complementar do que de contrários.

 

 

 

 

Fotografias 1 e 2: Joshua White
Demais imagens: Marina Camargo