Série de fotografias realizada na biblioteca do Centro Cultural São Paulo, em ocasião de uma exposição individual dentro do Programa de Mostras do CCSP, em 2008.
“O instante fotográfico que tudo congela é sempre arbitrário e as escolhas por um mobiliário tão familiar e universal denotam tanto um interesse por essa visualidade quanto um modo de se relacionar com as palavras: olhar o verbo enquanto coisa, para além do seu conceito. A palavra-objeto, a palavra-rastro, a palavra-definição, a palavra-desenho, abordagens recorrentes da linguagem escrita em outras obras da artista, aparece aqui como palavra-imagem-contexto, a biblioteca como o lugar das organizações, classificações, sistematizações das categorias do texto. O que permanece em todas aproximações é um misto de curiosidade e acidez em relação ao modo como o verbo se acomoda nos objetos do cotidiano.
A fotografia hoje tem tantas possibilidades que seria infrutífero e inútil tentar dar conta dessas facetas, mas não resisto a tentar pensar essas imagens enquanto parte de um todo bastante afirmativo. Quer dizer, a capacidade técnica de registrar o real em sua estupidez altiva, aliada à capacidade daquele que fotografa de propor leituras tanto sobre o objeto escolhido para eternizar, quanto do próprio ato fotográfico.”
Gabriela Motta
BIBLIOTECA Série de fotografias Várias dimensões 2008 Coleção do Centro Cultural São Paulo