Distância no espaço (2023) é uma espécie de lanterna mágica no qual uma luz é emitida através de um recorte de latão para projetar uma sombra do mapa de Xangai na parede. No entanto, uma inspeção mais atenta revela que, enquanto o painel de latão descreve o mapa de ruas da cidade, sua sombra retrata os lagos e rios de Xangai: essas representações da cidade estão intimamente relacionadas, mas não são as mesmas. A obra retorna às origens do cinema para refletir sobre como nossas imagens do ambiente natural e construído são construídas.
Destacando a diferença entre o signo e o que é significado, os mapas moles e mutáveis de Camargo iluminam a extensão em que a cartografia é um ato de tradução que molda nossa compreensão do mundo em que vivemos. [1]
A 14º Bienal de Shanghai está dividida em 9 partes (ou 9 palácios), todas elas pensadas como desdobramentos ou aprofundamentos acerca do tema Cosmos Cinema. Distância no espaço (Distance within the space) e Mapa-mole (frações de espaço) fazem parte de “Of time and space”, seção da exposição na qual representações de espaço e tempo são re-imaginadas a partir da obra de 6 artistas.
“O espaço é socialmente produzido, experimentado e compreendido. Nossos mapas expressam preconceitos ideológicos, filosóficos e psicológicos. A visão de cima dos mapas territoriais pressupõe uma perspectiva divina e atemporal. Mas os conceitos de acima e abaixo não têm sentido no mapeamento do cosmos, onde o tempo é inseparável do espaço. (…)
Assim como existem tantos céus noturnos quanto posições a partir das quais as estrelas podem ser observadas, vários dos trabalhos aqui apresentados propõem alternativas à lógica colonial da cartografia como instrumento de dominação. Reconhecendo que todo mapa é condicionado pelo espaço e pelo tempo de sua criação, eles oferecem alternativas amplas, flexíveis e contingentes. (…)” [2]
DISTÂNCIA NO ESPAÇO (Distance within space) Instalação com recorte em latão, estrutura de madeira e projeção de luz 2023
14th Shanghai Biennale
Curador-chefe: Anton Vidokle
Curadores: Xiang Zairong, Hallie Ayres, Lukas Brasiskis
Editor de publicações: Ben Eastham
Power Station of Art, Xangai (China)
09 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024
[1] Trecho de texto de Ben Eastham para o catálogo da 14º Bienal de Xangai.
[2] Trecho de texto introdutório à exposição.