Recupero neste breve ensaio uma analogia que eu próprio já havia esboçado em outra ocasião. Trata-se de examinar o modo como, diante de paisagens que se impõem antes de tudo pela exuberância, uma artista contemporânea e um viajante da primeira metade do século XIX reagem de maneira similar.
Sublinhando sua condição de estrangeiros, uma e outro se apequenam e se desconcertam, enquanto a natureza reafirma a solidez e a suntuosidade, quase uma soberba. Partem ambos de questionamentos muito próximos: como dar conta dos cenários e das emoções que eles inspiram? Como justapor uma coisa e outra em uma mesma imagem? As respostas igualmente se parecem. A artista do presente e o desenhista do passado inscrevem figurações de si mesmos em suas composições e o fazem por um viés inusitado, algo irreverente.
Na primeira versão deste apontamento crítico, apresentada em 2014, no Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, comparei uma determinada série de trabalhos de Marina Camargo (Maceió, Brasil, 1980), em fotografia e vídeo, e uma aquarela de Augustus Earle (Londres, Inglaterra, 1793 – Londres, 1838). Abraçava como referência teórico-metodológica a noção de anacronismo histórico que Georges Didi-Huberman busca especialmente em Carl Einstein: a colisão entre o outrora e o agora, em que o distante volta à luz pelo advento do mais próximo. Os objetos artísticos, até então reféns daquilo que costumamos entender como passado, irrompem para o presente imediato.
Seguindo essa lógica, a partir da aproximação entre imagens de procedências tão distintas (e distantes), procurei mostrar como o trabalho de Marina parecia atualizar o de Earle, mesmo que ela não conhecesse a obra dele ou nem sequer seu nome. Assumi como ângulo privilegiado meu próprio ponto de observação: o que me interessava nos vídeos dela alterava o que eu percebia na aquarela dele, assim como o que me animava no desenho de 1822 parecia encontrar eco na minha leitura de algo concebido quase dois séculos adiante. (…)
O texto completo pode ser lido no PDF que está disponível abaixo.
ARJ – Art Research Journal | Revista de Pesquisa em Arte | v. 9, n.1, 2022
International Symposium / Simposio Internacional Warburg 2019 | BNMM, Argentina ABRACE, ANDA, ANPAP, ANPPOM | Parceria/Partnership: UFRN | ISSN 2357-9978